terça-feira, 15 de outubro de 2013

DEFINIÇÃO TEOLÓGICA DA INSPIRAÇÃO




 





Quem é inspirado o livro, ou os escritores?
Na última vez em que o Novo Testamento usa a palavra inspiração, ela se aplica aos escritos, não aos escritores. A Bíblia é que é inspirada, e não seus autores humanos. O adequado, então, é dizer que: o produto é inspirado,os produtores não. Os autores indubitavelmente escreveram e falaram sobre muitas coisas, como,  por exemplo, quando se  referiram a assuntos mundanos, pertinentes a esta vida, os quais não foram devidamente inspirados. Todavia, visto que o Espírito Santo, conforme ensina Pedro, tomou posse dos homens que produziram os escritos inspirados, podemos por extensão,referir-nos à inspiração em sentido amplo. Tal sentido mais amplo inclui o processo total porque  alguns homens movidos pelo Espírito Santo, enunciaram e escreveram palavras emanadas da boca do Senhor; e por isso mesmo, palavras dotadas de autoridade divina. É esse processo total de inspiração que contêm os três elementos essenciais: 
1)a causalidade divina; 2)a mediação profética; 3)a autoridade escrita.
1.1)Causalidade divina - Não há ninguém que possa desautorizar o que Deus autorizou.
Deus é a fonte primordial da inspiração da Bíblia. O elemento divino estimulou o elemento humano. Primeiro Deus falou aos profetas e, em seguida aos homens, mediante estes profetas. Deus revelou-lhes certas verdades de fé , e esses homens de Deus as registraram. O primeiro fator fundamental da doutrina da inspiração bíblica, é o mais importante, é que Deus é a fonte principal  e a causa primeira da verdade bíblica. No entanto, não é esse o único fator. 2)Mediação profética - Onde a divindade encontrou sinceridade, moveu-os a que trabalhassem para o bem daqueles que ama.
Os profetas que escreveram as Escrituras não são autômatos. eram algo mais que meros secretários preparados para anotarem o que lhes ditava. Escreveram segundo a intenção total do coração, segundo a consciência que os movia no exercício normal de sua tarefa, com seus estilos literários e seus vocabulários individuais. As personalidades dos profetas não foram violadas por instrução sobrenatural. A Bíblia que eles produziram é a Palavra de Deus, mas também é a palavra do homem. Deus usou personalidades humanas para comunicar propósitos  divinos. Os profetas foram a imediata dos textos escritos, mas Deus foi a causa principal. 3)A autoridade escrita -  Nenhuma "Carta Magna" pode ser de alguma valia, se não for autorizada a que se cumpra a partir de sua publicação.
O produto final da autoridade divina na operação por meio dos profetas, como intermediários de Deus, é a autoridade escrita que se reveste a Bíblia. A escritura é divinamente inspirada proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir , para instruir em justiça. A Bíblia é única em que concerne a assuntos doutrinários e éticos. Todas as controvérsias teológicas e morais devem ser trazidas ao tribunal da palavra escrita de Deus.
As Escrituras receberam sua autoridade do próprio Deus, que que ficou mediante os profetas. No entanto, são os escritos proféticos e não os escritores desses textos sagrados que possuem e detêm a resultante  autoridade divina. Todos os profetas morreram, os escritos proféticos prosseguem.
Em suma, a definição adequada da inspiração precisa de três fatores fundamentais: Deus, o causador original, os homens de Deus,que serviram de instrumentos, e a autoridade escrita ou sagradas escrituras, que são o produto final.  

Fonte de pesquisa:
Mód.02 - Faculdades Integradas e Teologia Viva
  





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