domingo, 24 de novembro de 2013

TEORIAS TEOLÓGICAS A RESPEITO DA INSPIRAÇÃO









Ao longo da história, as teorias a respeito da inspiração da bíblia têm varia segundo as características essenciais de três movimentos teológicos: a ortodoxia, o modernismo e a neo-ortodoxia. Ainda que essas três perspectivas não se limitem a um único período, suas manifestações primordiais são características de três períodos sucessivos na história da igreja.
Na maior parte dessa história, prevaleceu a visão ortodoxia, a saber: a bíblia é a palavra de Deus. Com o surgimento do modernismo, muitas pessoas vieram a crer que a bíblia meramente contém a palavra de Deus. Mais recentemente, sob a influência do existencialismo contemporâneo, os Teólogos neo-ortodoxos  têm ensinado que a bíblia torna-se a palavra de Deus quando a pessoa tem um encontro pessoal com Deus em suas páginas.
Ortodoxia - A bíblia é a palavra de Deus.
Por cerca de 18 séculos de história da igreja, prevaleceu a opinião ortodoxia  da inspiração divina. Os pais da igreja, em geral, com raras manifestações menos importantes em contrários, ensinaram firmemente que a bíblia é a palavra de Deus escrita.
Teólogos ortodoxos ao longo dos séculos vêm ensinando, todos de comum acordo, que a bíblia foi inspirada verbalmente, e é o registro por inspiração para o fato de registro escrito ser a palavra de Deus ao mesmo tempo que o livro obviamente foi composto por autores humanos, dotados de estilos pessoais diferentes uns dos outros; essas tentativas conduziram os estudiosos ortodoxos a duas opiniões divergentes. Alguns alcançaram a ideia  do "ditado verbal", afirmando que os autores humanos da bíblia registram apenas o que Deus lhes havia ditado, palavra por palavra. De outro lado, estão os estudiosos que preferiam a teoria do "conceito inspirado", segundo o qual Deus só concedeu aos autores de pensamentos inspirados, e os autores tiveram liberdade de revesti-los com palavras próprias.
Teoria do Modernismo - A bíblia contêm a palavra de Deus.
Ao surgir o idealismo germânico e a crítica da bíblia, surgiu também uma nova visão evoluída da inspiração bíblica, a par do modernismo ou liberalismo teológico.
Opondo-se à opinião ortodoxia tradicional de que a bíblia é a palavra de Deus, os modernistas ensinam que a bíblia meramente contêm a palavra de Deus. Certas partes delas são divinas, expressam verdade, mas outras são obviamente humanas e apresentam erros. Tais autores acham que a bíblia foi vítima  de sua época, exatamente como acontece a quaisquer livros. Afirmam que ela teria incorporado muito das lendas, dos mitos e das falsas crenças relacionadas à ciência. Sustentam então que, pelo fato de esses elementos não terem sido inspirados por Deus, devem ser rejeitados pelos homens iluminados de hoje; tais erros seriam resquícios de uma mentalidade primitiva indigna de fazer parte do credo cristão.
São verdades divinas entremeadas nessa mistura de ignorância antiga e erro grosseiro, é que de fato teriam sido inspirados por Deus.
Teoria Neo-Ortodoxia - A bíblia torna-se a palavra de Deus.
No início do século XX, a reviravolta nos acontecimentos mundiais e a influência do pai dinamarquês do existencialismo, Sorem Kierkegaard, deram origem a uma nova reforma na teologia européia. Muitos estudiosos começam a voltar-se de novo para as Escrituras a fim de ouvir nelas a voz de Deus. Sem abrir mão de suas opiniões críticas a respeito da bíblia, começaram a levar a bíblia a sério, por ser a fonte da revelação de Deus aos homens. Criando um novo tipo de ortodoxia, afirmavam que Deus fala aos homens mediante a bíblia; as Escrituras tornam-se a palavra de Deus um encontro pessoal entre Deus e o homem.
A semelhança das outras teorias a respeito da inspiração da bíblia, a Neo-Ortodoxia  desenvolveu duas correntes. Na extremidade mais importante estavam os demitizadores, que negam todo e qualquer conteúdo religioso  importante, factual ou histórico, nas páginas da bíblia, e creem  apenas na preocupação religiosa existencial sobre a qual medram os mitos. Na outra extremidade, os Pensadores de Tendência mais Evangélica tentam preservar a maior parte dos dados factuais e históricos da Escrituras, mas sustentam que a bíblia de modo algum é revelação de Deus. Antes, Deus se revela na bíblia nos encontros pessoais; não, porém, de maneira proporcional.

Fonte de pesquisa:
Mó.02 - Faculdades Integradas e Teologia Viva.
Fone p/ contatos: (86) 9546-9542.

Um comentário:

  1. GRAÇAS DOU A DEUS POR SUA VIDA, E PELA SABEDORIA DIVINA QUE DEUS CONCEDEU A VC!
    TEÓLOGO-LENES VIEIRA

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